sexta-feira, 20 de julho de 2012

O sono na gravidez


As últimas semanas são cruéis em relação ao sono... É como se o organismo já estivesse nos treinando para a chegada do bebê, quando, na maioria dos casos, o sono ideal se torna um sonho! Como diz um amigo meu e que é pai, “dormir é para os fracos!”

Ao longo dos 9 meses ou 40 semanas da gravidez, há fases do sono. Normalmente, até o quinto mês não há problema algum em se dormir de bruços (ai, que sonho!) ou de barriga para cima, portanto aproveitem ao máximo essa fase sem a preocupação também de “amassar o bebê”. Pode parecer estranho, mas duvido que alguma grávida não tenha pensado nessa possibilidade! (risos)

No entanto, à medida que o bebê vai crescendo, o mais aconselhável é dormir virada para o lado esquerdo. Mas, por quê o esquerdo especificamente? “Os médicos já observaram que, durante o trabalho de parto, a posição deitada de lado, sobre o lado esquerdo, é a que proporciona melhores condições de oxigenação para o bebê, porque o sangue flui melhor pelo cordão umbilical. Por isso, vale a pena reproduzir essa posição na cama”, explica um artigo publicado no Baby Center Brasil.

Aqui cabe um aviso importante: se você no meio da noite virar para o lado direito e continuar dormindo, por exemplo, não precisa se desesperar achando que seu bebê está sem oxigenação, porque quando o bebê se sente incomodado ele demonstra isso! Ele no mínimo vai dar uns bons chutes e te obrigar a mudar de posição! ;-)

Sobre dormir de barriga para cima, o problema é que, quando se está com um barrigão, o peso do útero comprime a veia cava, proporcionando falta de ar e mal estar. Outros probleminhas que também podem se agravar nessa posição é a azia, refluxo e congestão nasal.

Então, é impossível dormir bem durante a gravidez? Graças a Deus, não! Mas algumas providências precisam ser tomadas para nos ajudar: abandone o cigarro; corte o consumo de bebidas alcoólicas; maneire no consumo de bebidas com cafeína; torne o seu quarto um lugar agradável e tranquilo, para que o sono não demore a chegar; diminua a ingestão de líquidos a partir do final da tarde, para diminuir as frequentes idas ao banheiro; e tire cochilos sempre que possível. Se com tudo isso o sono teimar em não aparecer, levante-se um pouco e faça outra atividade – às vezes assistir TV ajuda, ler um bom livro, ou comer algo leve –, não adianta ficar na cama virando de um lado para o outro. Boa sorte para nós! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário