segunda-feira, 18 de junho de 2012

Amamentação: cumplicidade total

Dez motivos para dar o peito, de acordo com o Ministério da Saúde:

* O leite materno é o melhor e mais completo alimento que existe para o bebê;
* Até os seis primeiros meses de vida, o bebê não precisa de nenhum outro alimento, basta o leite materno;
* A criança que mama no peito cresce e se desenvolve melhor. Lembre-se: os 6 primeiros meses de vida são os mais importantes para o desenvolvimento do bebê;
* A digestão do leite materno é mais fácil. Isso diminui a chance do bebê sofrer com enjoos e cólicas;
* O leite materno previne infecções, obesidade, colesterol alto e diabetes. O bebê cresce mais forte e sadio;
* Está comprovado que bebês alimentados somente com o leite materno, nos 6 primeiros meses de vida, ficam menos sujeitos a alergias;
* O leite materno é de graça, está sempre pronto e na temperatura atual;
* A amamentação previne hemorragias maternas no pós-parto;
* Amamentar reduz o risco de câncer de mama e de ovário;
* Além de tudo, amamentar é um ato de amor e carinho, tanto para a mãe quanto para o bebê. Observe como o seu filho fica mais tranquilo quando você o amamenta.

É por esses e outros motivos que eu realmente estou me preparando e pedindo a Deus para ter muito leite e para que Alice seja uma bezerrinha!

Algumas pessoas fazem questão de salientar o quanto esse processo de amamentação é cansativo, desgastante e, muitas vezes, doloroso. E eu espero que ninguém aqui esteja se iludindo quanto à possibilidade de haver percalços nesse caminho que começaremos a percorrer no pós-parto, mas também é importante que tenhamos em mente o quanto esse momento é sublime: um instante único de conexão entre a mamãe e o seu bebê tão amado. Mamãe, você já parou para pensar que o alimento que vai encher a barriguinha do seu filho vai sair de você? Que coisa fantástica! Que demonstração de amor! Para inspirá-la, vale a pena assistir a esse vídeo do Projeto Grandes Pequeninos, intitulado Amigona do Peito.  :-)

Para obter mais informações sobre o assunto, bem como esclarecer dúvidas e quebrar estigmas, leia esse guia prático intitulado Amamentação para Iniciantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário