terça-feira, 29 de maio de 2012

Contrações antes do tempo. Que susto!

Quando completei 6 meses (considerando a Data de Previsão do Parto – DPP – para 11 agosto), senti umas dores muito estranhas. Tentei ser o mais racional possível, relaxar e conviver com elas, imaginando que tivesse a ver com o crescimento do bebê e com a adaptação dos órgãos e ossos da bacia para acomodar melhor a Alice.

Mas depois de três dias assim, as dores aumentaram e minha barriga ficou muito dura e dolorida. Liguei para o médico e fui encontrá-lo imediatamente. Graças a Deus, aparentemente estava tudo bem com o bebê, as batidas do coração estavam no ritmo certo, mas eu precisava fazer uma ultra com urgência porque eu estava com a barriga muito contraída. Na ultra, vimos que Alice estava bem, encaixada e crescendo a todo vapor. O útero e a quantidade de líquido amniótico também estavam normais. Na mesma semana, eu já tinha feito um sumário e cultura de urina e também estavam normais. Ou seja, não havia justificativa para as contrações antes do tempo! Por precaução, passei uns quatro dias tomando Buscopan e um inibidor de contrações por nome de Inibina. Depois desse tempinho, tudo ficou bem e o médico suspendeu os remédios.

Mas foi um susto enorme! Mil coisas passavam na minha cabeça: “ai, meu Deus, eu ainda não estou pronta!”, “caramba, as roupinhas ainda não estão lavadas porque disseram para eu só fazer isso com 7 meses!” e “ai, Alice, espera o tempo certo pra você não precisar ficar longe da mamãe no hospital, por favor!”. Loucura total!

Essas contrações que não sinal de parto prematuro, nem consequência de uma infecção urinária, por exemplo, são chamadas falsas, de treinamento ou de Braxton-Hicks (em homenagem ao médico inglês que as descreveu pela primeira vez em 1872). Elas acontecem quando os músculos do útero deixam a barriga dura de 30 a 60 segundos e, geralmente, costumam ser indolores. No entanto, as mamães de primeira viagem como eu não precisam se desesperar. Aprenda a diferenciar as contrações de treinamento das contrações de verdade aqui.

Ontem (dia 28 de junho), fizemos uma ultra com calma para ver nossa filhinha e tivemos ótimas surpresas. Com 29 semanas, Alice já está com 1293 gramas e cerca de 38 centímetros. Agora está explicado o peso que sinto no baixo ventre! =] Conseguimos ver direitinho o rostinho redondo dela (como o do pai), mas acho que os olhos serão como os da mamãe. A gracinha da vez foi ela ficar colocando os pés perto da cabeça como se fosse chutá-la! “Alice, isso não é uma bola de futebol!” Mas ela é linda, linda, linda! Ah, eu e a vovó Betânia a vimos sorrir. O Eri disse que somos loucas (risos!). Só sei que o rostinho dela agora não sai da minha mente! Amo demais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário